sábado, 5 de maio de 2018

ENGENHARIA GENÉTICA III

continuação II...


  • Transgênicos 
são organismos geneticamente modificados, que receberam fragmentos de material genético de outro organismo, que pode ser da mesma espécie ou até de outra. No entanto, se um organismo tiver modificações em seu genoma, sem receber material genético de outro organismo, ele é chamado OGMé um organismo geneticamente modificado, sem ser um transgênico.
O cromossomo é formado pela molécula de DNA entremeada de proteínas, de ponta a ponta. Essas proteínas são essenciais para proteger os genes - segmentos do cromossomo - e regular sua função, determinando quais genes devem ou não permanecer ativos. O DNA é a molécula responsável pela transmissão das características hereditárias.

Uma das características mais extraordinárias do código genético é que ele é praticamente universal: microrganismos (bactérias, leveduras etc), plantas, animais e seres humanos seguem esse mesmo “dicionário”. Dessa maneira – perguntavam-se os geneticistas – que acontecerá se for introduzido o DNA de um gene humano em uma célula de bactéria? Quem sabe se o gene humano – que “fala a mesma língua” do gene da bactéria – se mistura (por recombinação) com os genes dela, utiliza seus recursos bioquímicos, é transcrito e traduzido e se expressa sob forma de proteína humana?
E não é que deu certo?! O DNA recombinante é formado pela união de dois pedaços de DNA vindos de fontes diferentes, por exemplo, uma planta e um mamífero. Um organismo que recebeu e incorporou DNA estranho é um organismo transgênico. A engenharia genética altera os indivíduos interferindo diretamente em seus genomas..

- bactérias transgênicas com genes humanos produzem o hormônio de crescimento, utilizado no tratamento de crianças com nanismo causado por defeito do gene correspondente. Antes, esses medicamentos eram tirados de animais mortos, mas isso acarretava dois inconvenientes. No caso do hormônio de crescimento, que era extraído da hipófise de cadáveres, houve casos de contaminação com a síndrome de Creutzfeldt-Jacob, doença neurológica produzida por um príon, proteína que também causa a "doença da vaca louca". A insulina tirada de animais dava, às vezes, efeitos colaterais indesejáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exemplos da seleção : A  seleção natural  é um mecanismo evolutivo em que o organismo mais adaptado a viver em uma determinada área e em ...