oque é conjuntivite?
A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntiva é a membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. A conjuntivite viral é altamente contagiosa, freqüente no verão, e apesar de não ser grave provoca muito incômodo e alguns cuidados devem ser tomados para que não se transforme em epidemia.
Quais são os grupos de risco?
Todas as pessoas estão sujeitas a desenvolverem algum tipo de conjuntivite ao longo da vida. Mas alguns grupos se destacam por estar sempre em contato com alguns agentes alergênicos. São eles:
- Pessoas que já trazem um histórico de alergias;
- Pessoas que tiveram algum problema respiratório recentemente;
- Pessoas diabéticas, já que a doença enfraquece seu sistema imunológico;
- Pessoas que tomam corticosteróides, que também enfraquecem o sistema imunológico;
- Recém-nascidos ou idosos, pois possuem os olhos extremamente frágeis e sensíveis ao calor, à luz, ao frio, à fumaça e a germes patogênicos
Quando a inflamação da conjuntivite viral é muito intensa, uma membrana inflamatória se forma na parte interna das pálpebras e ela só pode ser retirada por um especialista. Caso a condição não seja tratada corretamente, a membrana pode evoluir para formação de cicatrizes na córnea e que podem diminuir a visão. Após a sua retirada, colírios de corticoide são prescritos para que ela não se forme de novo posteriormente.
A maioria dos sintomas tem início em apenas um dos olhos e, após 2 ou 3 dias, a transmissão é feita para o outro olho.
- sintomas
Inchaço nas pálpebras;
Intolerância à luz;
Visão embaçada;
Visão borrada.
- Qual o diagnóstico?
O médico ao qual você deverá ir em casos de suspeita de conjuntivite é o oftalmologista, especialista em doenças oculares. Durante a consulta, ele irá examinar os seus olhos e perguntar sobre os sintomas que você vem tendo. Além disso, explicar a ele como a doença começou irá ajudá-lo a descobrir qual é o tipo de conjuntivite que você contraiu e o tipo de tratamento que você deverá ter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário